Que Mamãe Oxum lhe cubra com seu manto dourado

Herarquias

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Herarquia
Ekedi e Àjòiès: Ajoiê ou ekedi: Camareira do Orixá (não entram em transe). Na Casa Branca do Engenho Velho, as ajoiés são chamadas de ekedis. No Gantois, de "Iyárobá" e na Angola, é chamada de "makota de angúzo", "ekedi" é nome de origem Jeje, que se popularizou e é conhecido em todas as casas de Candomblé do Brasil. (em edição)

- Ogâ ou Ogan: Tocadores de atabaques (não entram em transe).
- Iyalorixá/Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo, é o posto mais elevado do ILê; tem a função de iniciar e completar o ato de iniciação dos olorixás.
- Iyaegbé/Babaegbé: É a segunda pessoa do axé. Conselheira, responsável pela manutenção da Ordem, Tradição e Hierarquia. Posto paralelo ao da Iyalorixá ou Babalorixá.

- Iyalaxé: Mãe do axé, a que distribui o axé. É quem escolhe os Oloyes de acordo com as determinações superiores.

- Iyakekere: Mãe pequena do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos no Ilê.

- Ojubonã: É a mãe criadeira.

- Iyamoro: Responsável pelo Ipadê de Exú. Junto com a Agimuda, Agba e Igèna.

- Iyaefun/Babaefun: Responsável pela pintura dos Iyawos.

- Iyadagan: Auxilia a Iyamoro e vice-versa. Também possui sub-postos Otun-Dagan e Osi-dagan.

- Iyabassé: Responsável no preparo dos alimentos sagrados. Todos Olorixás podem auxilia-la, sendo ela a única responsável por qualquer falha eventual.

- Iyarubá: Carrega a esteira para o iniciando. E usa toalha de Orixá no ombro.

- Aiyaba Ewe: Responsável em determinados atos em obrigações de "cantar folhas". Geralmente filhas de Oxun.

- Aiybá: Bate o ejé em grandes obrigações. Tem sub-posto Otun e Osi.

- Ològun: Cargo masculino, despacha aos Ebós das grandes obrigações, a preferência é para os filhos de Ogun, depois Odé e Oluwaiyê.

- Oloya: Cargo feminino, despacha os Ebós das grandes obrigações, na falta de Ològun. São filhas de Oya.

- Kólàbá: Responsável pelo Làbá, simbolo de Xângo.

- Agimuda: Relação com o Ipadê de Exú. Aquela que carrega a espada. Titulo feminino usado no culto de Oya e Geledé.

- Iyatojuomó: Responsável pelas crianças do Axé.

- Iyasíhà Aiyabá: é quem segura o estandarte de Oxalá.

- Omolàra: Posto de confiança.

- Sarapegbé: Mensageiro de coisas civis e de awo.

- Akòwé Ilê Xangô: É a Secretária da casa de Xângo. Zelo, Orô e compras.

- Babalossayn: Responsável pela colheita das folhas. Cargo de extrema importância.

- Axogun: Responsável pelos sacrifícios. Traz axé de Ogun. Trabalha em conjunto com Iyalorixá/Babalorixá, Oloyês e Ogans. Não pode errar. Responsável direto pelos sacrifícios do ínicio ao fim do ato. Soberano nestas obrigações, é quem se comunica com o Orixá para quem se destina a obrigação, transmitindo à Iyalaxé as respostas e mandamentos. Deve ser chamado de Pai. E também possui sub-posto Otun e Osi.

- OgaláTebessê: Dono dos toques, cânticos e danças. Trabalha em conjunto com o Alagbê, possui sub-posto Otun e Osi.

- Alagbê: Responsável pelos toques rituais, alimentação, conservação e preservação dos Ilùs, os instrumentos musicais sagrados. Nos ciclos de festas é obrigado a se levantar de madrugada para que faça a ALVORADA mais ou menos 40 min. Se um autoridade de outro Axé chegar ao Ilê, o Alagbê, tem de lhe prestar as devidas homenagens "dobrar o Ilù" oferecer até sua própria cadeira. Também possui sub-posto Otun e Osi.

- Alagbá: Ambito civil do Axé.

- Àjòiè: Camareira do Orixá. Ekédi.

- Ojuoba: Posto de honra no Ilê Xangô e possui sub-posto Otun e Osi.

- Teololá: Aquela que acompanha os Obas de Xangô.

- Sobalóju: Título masculino e feminino. Sendo o mais importante e atraente, o preferido do rei.

- Mawo: Grande confiança.

- Balógun: Título ligado ao Ilê Ogun.

- Alagada: Ogan que cuida das ferramentas de Ogun.

- Balóde: Ogan de Odé.

- Aficodé: Chefe do Aramefá (6 corpos) ligado ao Ilê Odé.

- Ypery: Ogan ou Àjòiè de Odé

- Alajopa: Pessoa de Odé, que leva a caça para ele.

- Alugbin: Ogan de Oxalufan e Oxaguian que toca o Ilù dedicado a Oxalá.

- Assogbá: Ogan ligado ao Ilê Omolú e cultos de Obaluaiye, Nanã, Egun e Exú.

- Alabawy: Pessoa que trabalha na área jurídica e que cuida dos interesses civis do Axé.

- Leyn: Pessoa do Ogun ou Odé, que zela Ogun.

- Alagbede: Pessoa que trabalha no ramo de ferro e metais e forja as ferramentas do Axé.

- Elémòsó: Ogan ou Àjòiè de Oxaguian, ligados ao Ilê Oxalá.

- Gymu: Àjòiè de Omolu, que cuida de tudo que se relaciona a Omolu, Nanã e Ossany.

- Kaweó: Ligado ao Ilê Ossaiyn.

- Ogòtún: Ligado ao Ilê Oxun.

- Oba Odofin: Ligado ao Ilê Oxalá.

- Iwin Dunse: Ligado ao Ilê Oxalá.

- Apokan: Ligado ao Ilê Omolú.

- Abogun: Ogan que cultua Ogun.

- Abiã ou abian: Novato. É considerada abiã toda pessoa que entra para a religião após ter passado pelo ritual de lavagem de contas e o bori. Poderá ser iniciada ou não, vai depender do Orixá pedir a iniciação.
- Iaô: filho-de-santo (que já incorpora Orixás).

- Ebômi: Ou Egbomi são pessoas que já cumpriram o período de sete anos da iniciação (significado: meu irmão mais velho).

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 Texto:www.wekipdia.com

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