Quando nasceu o primeiro orixá gerado na Terra por Nana e Oxalá, ele recebeu o nome de Obaluaiê ( Dono da Terra), porém ele cresceu distante dos outros orixás sendo criado por sua avó Odudua (não tinha forma material, só energética), sem saber que existia outros seres da sua espécie. Quando Obaluaiê descobriu a existência dos outros, percebeu que o seu nome não correspondia e resolveu mudá-lo para Omuluaiê (Filho da Terra ), ou simplesmente Omulu.
Apesar de ser o mesmo orixá, estas duas fases são marcadas por um grande contraste, onde Obaluaiê marca uma fase totalmente prepotente e Omulu, completamente humilde.
Esta diferença também acompanha os filhos deste orixá: se for da qualidade mais nova, Obaluaiê, a pessoa é mais ativa, enérgica, vaidosa com forte apego material; se for da qualidade mais velha, Omulu, a pessoa é mais passiva, calma, sem muita vaidade nem apego material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua presença diante dos meus olhos irão brilhar como o manto de Mamãe Oxum. Obrigada por você existir e estar me visitando. A sua opinião é muito importante para mim. Porfavor, deixe o seu comentário. Volte sempre!
Bjs de luz, Mãe Beth