Bruxas e magos, videntes e mães de santo, cartas de tarot, búzios e candomblé, velas, incenso e magia são alguns dos ingredientes da Feira Mística e de Halloween a decorrer até dia 01 no Cais de Gaia.
"Senti um chamamento", conta Joana Valadares, 23 anos, taróloga, médium e vidente. Numa pequena sala improvisada e devidamente ornamentada de panos coloridos, velas e crucifixos, vai lançando, uma a uma sobre a mesa, as cartas de tarot da vovó cigana, como lhes chama.
Cada carta, conta, "tem um significado" e é através da leitura que vai fazendo das mesas, e da forma como se vão sequenciando, que esclarece as dúvidas de presente e futuro dos curiosos, e crentes que lhe solicitam uma consulta.
As perguntas mais colocadas? "De tudo um pouco", vai dizendo, destacando, "talvez", as questões sobre dramas de amor e dinheiro.
Mais à frente, e numa outra banca, está, de branco, Branca Pereira, 58 anos. Mãe de santo, pratica candomblé há 10, altura em que abandonou totalmente uma carreira numa "empresa multinacional" para se dedicar à sua "espiritualidade e medicinas alternativas".
O candomblé, explica, é "uma religião com origem na Nigéria" e assenta nos orixás, que "representam as energias da natureza" e que lhe permitem ajudar quem a procura.
Atrás dela está, de azul, Iemanjá, o orixá do mar de quem diz ser filha. Foi Iemanjá quem quis que se dedicasse ao seu espírito "de corpo e alma".
Esta é a primeira Feira Mística e de Halloween a decorrer em Gaia e conta com a presença de mais de participantes, demonstrações de medicinas alternativas e actividades na chamada noite das bruxas.
Crenças e simpatias à parte, tudo é permitido para contrariar a roda da fortuna e encontrar a felicidade em áreas distintas como amor, trabalho, negócios e saúde.
http://www.ionline.pt
Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico
Boa noite, Mãe Beth!
ResponderExcluirIupy! Aprendi muito com seu artigo.
Muito obrigado e parabéns pelo excelente trabalho que desenvolve aqui no blog! Está cheio de cultura e Luz!
Tenho orgulho de ser seu amigo e como filho poder te chamar de Mãe. Oxalá te abençoe.
Beijos de boa noite no seu lindo coração, Renato Trindade