O Candomblé e a Quaresma
Com a vinda dos escravos para o Brasil, veio também suas práticas Religiosas que eram praticadas na África de várias etnias, ou seja, Angola, Jêje, Yorubá e outras. Foram eles obrigados a aceitar a imposição da Igreja Católica com o aval dos donos das Zenzalas a participarem da Religião que eles desconheciam, para tal tiveram que aceitar o sincretismo religioso como forma de louvar seus Inkinses, Orixás, Voduns, e etc. O que aconteceu aos escravos que tinham suas culturas religiosas se viram obrigados a mudar seus costumes religiosos e sincretizar suas Divindades. Costumes estes que perduram até os dias de hoje.
O que lamentamos é que os atuais dirigentes do Candomblé em todo Brasil não se deram conta ou não querem se dar conta de que nós temos ou não dever de ter, a necessidade de continuar a prestar obediência aos costumes Católicos. Ë muito triste que até hoje ainda se tenha que guardar todos os costumes daquela religião, costumes estes que não tem nada a ver com o candomblé, nós praticantes do Candomblé devemos trabalhar com dignidade e respeito para resgatar de vez a nossa Tradição . O que não pode continuar acontecendo, é que continuemos escravos ou dependentes de uma situação que já deveria ter sido revista há muito tempo.
Logicamente que tudo isso depende do poder de avaliação de cada um, e, nem sempre os dirigentes e participantes do Candomblé conseguem avaliar com clareza o que já deveria ter sido extinto das nossas práticas candomblecistas. Como fica a situação de uma pessoa que por motivo de doença, necessite de uma obrigação até mesmo para sua saúde, e ai então vão ter esperar passar todo o tempo da quaresma? Faz a Obrigação, ou deixa morrer? Torna-se muito difícil conviver com uma situação que pode ou melhor nos deixa atados de pés e mãos incapazes de poder socorrer àquela pessoa porque temos que seguir os rituais que somente à Igreja diz respeito. Sabemos que o candomblé vive de toda uma Tradição e por sinal muito bonita e sagrada acima de tudo, mas dependência é outra coisa.
O dia que alguém responsável pelos movimentos candomblecistas tomar uma iniciativa positiva e correta dentro do que já foi dito, realmente estaremos dando um passo muito importante para a nossa liberdade Religiosa que e o único caminho que nos levará com dignidade ao salutar encontro de nossas divindade
Mãe Beth
Lembrei da Aline, da Cidade das Pirâmides que em seu programa( www.deolhonomundo.com ) disse: “Entidades são nossas identidades ligadas aos seres da natureza, Orixás e Raios por sintonia de vibração”. Vejam o programa acho que vão gostar! Abçs
ResponderExcluirMojubá!!!
ResponderExcluirPeço licença para divulgar a página da nossa comunidade de axé no facebook:
https://www.facebook.com/ileaseonanlayo
Obrigado e awurê-ó!!!
Mojubá!!!
ResponderExcluirPeço licença para divulgar a página da nossa comunidade de axé no facebook:
https://www.facebook.com/ileaseonanlayo
Obrigado e awurê-ó!!!