Que Mamãe Oxum lhe cubra com seu manto dourado

Mes de Agosto Obaluayê


Olubajé o banquete do Rei

Algumas casas de Candomblé se dedicam o mês inteiro de agosto para o orixá, onde toda a segunda-feira(dia consagrado ao Obaluaiê)fazem suas rezas e louvor,pedindo proteção e agradecendo pela saúde e a vida.
Para o grande banquete,são preparados vários tipos de comidas,que são colocadas em vasilhas de barro,que serão servidas em folhas de mamona.
A festa se inicia com o Sabejé, onde Iansã entre no barracão à frente do obaluaiê,carregando um balaio de pipocas(doburus),que são distribuidas para as pessoas presentes,que em troca contribuem com pequenas quantias em dinheiro.
Após o Sabejé,ao som do cântico do olubajé,o Babalorixá ou Yalorixá,traz o cortejo seguido pelos filhos,que trazem sobre a cabeça as comidas quue serão servidas em folhas de mamona. Dançam em roda,e vão passando ao zelador as vasilhas de barro,que vão sendo colocadas sobre uma esteira.
As comidas são servidas aos convidados que comem com a mão. Após todos servidos,é colocado uma bacia ou cesto,para que os restos não consumidos sejam depositados. Antes de ser depositada dentro do cesto ou bacia,os convidados passam a comida pelo corpo pedindo saúde e prosperidade.
Durante todo este ritual,os cânticos são entoados e os filhos dançam em volta da grande mesa,louvando o orixá. As comidas são retiradas,e os filhos saem em fila com as vasilhas sobre o ombro,que serão colocadas na casa de Obaluaiê e só serão entregues no dia seguinte.
O barracão está preparado novamente para receber Obaluaiê,os atabaques anunciam a chegada do orixá e uma alegria contagiante toma conta de todos. O zelador entra no barracão trazendo Obaluaiê,lançando sobre os presentes a pipoca(doburus). Algumas pessoas ao serem tocados pela pipoca entram em transe,incorporando seus orixás,tornando uma grande festa.
Os atabaques tocam o ritmo especifico do Obaluaiê -o Opanijé- que significa "ele mata e ele come",com as mãos espalmadas,a cada movimento de braço que avançam e se recolhem,volvem-se para o alto e para baixo.Quando voltadas para cima significa a vida e para baixo a morte.
Os atabaques anunciam que Obaluaiê irá se retirar,os filhos,convidados presentes,louvam o orixá,agradecendo sua presença e pedindo sua benção.

Oração
Atotô, Atotô,
Meu pai Obaluaiê.
Salve, querido pai da vida
E da riqueza.
Eu venho a vós, humildemente, e com todo respeito,
Senhor, lhe peço
(faça o seu pedido)
Oh, grande Obaluaiê, se meus
Pedidos forem injustos e
Não merecidos, não me puna, Pai.
Não deixe que caia
Sobre mim a sua irá.
Mas dê a mim o que
For de meu merecimento.
Senhor da lama e do ouro.
Pai de todo Ayê,
Que as suas bênçãos
Me livrem de todos os males.
De todas as dores,
De todas as doenças.
De todas as pestes, moléstias
E perseguições.
Ilumine, Obaluaiê, a minha vida,
Minha consciência
E que a sua justiça seja
Sempre minha companheira.
Proteja-me, Pai, Atotô. Axé.

 
images.google.com.b




1 comentários:

Drauzio Milagres disse...

Deve ser uma cerimônia muito bonita. Um abraço. Drauzio Milagres.

Aguas Abençoadas

Photobucket
Blog Olhos d'Água d'Oxum

Eu Amo o Brasil

Blog Olhos d'água d'Oxum

Blog Olhos d'água d'Oxum

Agora você tem a oportunidade de ter uma LOJA VIRTUAL DA POLISHOP! Não percam essa oportunidade, o mundo virtual de oportunidades te espera! Tenha ótimos lucros sem sair de casa! Mais informações>>>>>ojuomim_55@hotmail.com ou (15)3226-8830
Blog Olhos d'água d'Oxum

Brinque com ele Dourad'oxum

Alimente ele clicando na latinha.

Obrigada Mamãe Oxum

Vamos brincar um Pouco!!!