Pomba-gira ou Pombagira, é um Exu-Fêmea, uma entidade que trabalha na Umbanda e na Quimbanda na linha de esquerda. O nome deriva de uma corruptela do banto Pambu Njila, um nkisi do Candomblé da Nação de Angola, que corresponde ao orixá Exu.
Há diversas manifestações de inúmeras falanges dessas entidades, que costumam auxiliar seus médiuns nos terreiros de Umbanda, como por exemplo: Maria Padilha, Rosa dos Ventos, Rainha das 7 Encruzilhadas, Pomba-Gira da Calunga, Pomba-Gira das Almas, Pomba-gira Cigana, Pomba-gira Maria Mulambo, Rosa Caveira, Dona Tata Caveira, etc.
As oferendas são inúmeras, sempre acompanhadas de champagne de boa qualidade, bons vinhos, bebidas fortes como o gim, Bourbon e, em isolados casos, a pinga. A elas são oferecidos cigarrilhas e cigarros de boa qualidade, rosas vermelhas, sempre em numero ímpar, mel, licor de anis (uma de suas bebidas preferidas), espelhos, enfeites, jóias, bijuterias de boa qualidade, anéis, batons, perfumes, enfim, todo o aparato que toda mulher gosta e preza.
- Pombagira Cigana
- Pombagira Rainha
- Pombagira Arrepiada
- Pombagira Maria Molambo
- Pombagira Rosa Caveira
- Pombagira das Sete Encruzilhadas
- Pombagira do Cruzeiro
- Pombagira da Calunga
- Pombagira Mirongueira
- Pombagira Maria Quitéria
- Pombagira Rainha das Rainhas
- Pombagira Menina
- Pombagira Rainha Sete Encruzilhadas
- Pombagira Rainha do Cemitério
- Pombagira das Almas
- Pombagira da Praia
- Pombagira Dama da Noite
- Pombagira Sete Calungas
- Pombagira Maria Mulambo das Sete Catacumbas
2 comentários:
olha gostaria de saber mais sobre a vida de maria padilha menina da calunga pois eu recebo ela á 1 e seu que morreu com 17 anos somente isso.obrigada desde já.
Somente ELA pode te falar sobre a vida dela, pois cada pomba gira mesmo sendo da mesma linha tem uma história diferente
Postar um comentário